• Clara Rowland

    Investigadora Responsável

    Clara Rowland é Professora Associada com Agregação no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. Entre 2012 e 2016 foi coordenadora do projeto FCT Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema, no âmbito do qual editou, com Tom Conley, Falso Movimento: ensaios sobre escrita e cinema (Cotovia, 2016).

    As suas publicações na área dos Estudos Brasileiros incluem ensaios sobre Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Bernardo Carvalho e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O seu livro A Forma do Meio. Livro e Narração na obra de João Guimarães Rosa foi publicado em 2011 pela Unicamp/Edusp.

  • José Bértolo

    Co-Investigador Responsável

    José Bértolo é investigador de pós-doutoramento no IELT e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Doutorou-se pela Universidade de Lisboa em 2019.

    As suas principais áreas de investigação são os estudos fílmicos, os estudos intermediais e os estudos de fotografia. É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta. Organizou os volumes A Escrita do Cinema: Ensaios (com Clara Rowland, 2015, Documenta), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (com Fernando Guerreiro, 2019, Húmus) e Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (com C. Rowland e F. Guerreiro, 2020, Bookbuilders).

    É fotógrafo: josebertolo.com.

  • Abel Barros Baptista

    Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado diversos livros sobre as literaturas portuguesa e brasileira, entre os quais estudos alguns sobre Camilo Castelo Branco e três livros sobre Machado de Assis, publicados no Brasil. Concebeu e dirigiu, para a Livros Cotovia, a colecção Curso Breve de Literatura Brasileira, em 14 volumes. Publicou várias colectâneas de ensaios e escreveu com Luísa Costa Gomes um romance cómico em forma epistolar, O Defunto Elegante (1996). Mais recentemente, publicou Obnóxio (Tinta-da-China, 2019). Com Clara Rowland, coordena a colecção Os melhores deles todos, dedicada à literatura brasileira, em curso de edição na Tinta-da-China.

  • Amândio Reis

    Amândio Reis é investigador contratado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professor Auxiliar convidado na FCSH-Nova e director da Compendium: Revista de Estudos Comparatistas. Completou o doutoramento em 2020 na Universidade de Lisboa (PhDCOMP), em parceria com a U. Bologna (Itália) e a KU Leuven (Bélgica). Coordena o grupo de investigação THELEME–Estudos Interartes e Intermédia, no Centro de Estudos Comparatistas, colaborando também no projecto científico e editorial C&WL–Literatura Comparada e Literatura-Mundo. Foi investigador visitante na Université Paris Diderot – Paris 7 (2018) e é docente convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 2015. A sua investigação actual situa-se na intersecção entre os estudos de narrativa e a literatura comparada, incidindo sobretudo no conto e noutros géneros da narrativa breve, do Fim de Século ao período modernista. É autor de Short Stories, Knowledge and the Supernatural: Machado de Assis, Henry James and Guy de Maupassant (Palgrave, 2022).

  • Bárbara Bergamaschi

    Bárbara Bergamaschi Novaes é investigadora, crítica e cineasta. É doutorada em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, com tese sobre o cinema de Peter Tscherkassky e com período de intercâmbio doutoral na Escola das Artes na UCP-Porto.
    Em 2019-2020 foi professora auxiliar concursada no departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João-Del-Rei (DEACE-UFSJ). Publicou artigos acadêmicos em Periódicos Científicos tais como DOC-Online (UBI/UNICAMP), Interact (ICNOVA), Significação (USP), ECO-Pós (UFRJ), Poiesis (UFF), entre outros. É crítica de cinema associada da ABRACCINE, associação reconhecida pela FIPRESCIi. Como crítica escreveu para o Estado de São Paulo, revista Cinética, Multiplot, Criticos.com, Blog de Cinema do Instituto Moreira Salles, além de ser co-editora da Revista Beira. Como realizadora assina os filmes: Bicho Azul (2021), A Casa é a Viagem (2020), Animal-Estar (2019), Being Boring (2015) e Gigante (2014). É Gestora de Comunicação de Ciência e Investigadora do Grupo de Investigação Cultura, Mediação e Artes no ICNOVA.

    www.barbarabergamaschi.com

  • Humberto Brito

    Fotógrafo, ensaísta e professor auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, FCSH. É actualmente professor visitante na New York University, NYU, nos departamentos de Espanhol e Português e de Literatura Comparada. Publicou recentemente dois ensaios, A Luz e a Escrita (Relógio d’Água, 2023) e A Interrupção dos Sonhos (Relógio d’Água, 2021), e um fotolivro, Estrada e Fantasmas (Lebop, 2023). Interessa-se por questões técnicas e filosóficas que emergem na intersecção entre a escrita e a fotografia, e por fotolivros enquanto meio literário. Escreve mensalmente para a Quatro Cinco Um

  • Joana Matos Frias

    Joana Matos Frias é Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, membro da Direção do Centro de Estudos Comparatistas, membro colaborador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e do projeto Estranhar Pessoa. Autora de Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português (2014) e de O Murmúrio das Imagens (2018), entre outros livros de ensaios, tem publicado artigos sobre obras da literatura portuguesa moderna e contemporânea em diversas revistas e volumes coletivos.

  • Joana Meirim

    Joana Meirim é Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da mesma universidade. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi investigadora responsável pelo projeto Lugares de O’Neill. Editou um volume de entrevistas de Alexandre O’Neill (Tinta da China, 2021), coorganizou um livro sobre o ensino da literatura (IELT-NOVA FCSH, 2021) e o volume A Crítica de Jorge de Sena (BNP, 2022). É autora de O Essencial sobre as Três Marias (INCM, 2023, no prelo). Uma carta à posteridade. Jorge de Sena e Alexandre O’Neill ganhou o Prémio Vasco Graça Moura no domínio do Ensaio em Humanidades (2022).

  • Joana Mello

    Doutorada em Teoria Literária pela Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido a sua investigação em torno da relação entre a tragédia grega e o cinema americano do século XX. Publicou e apresentou trabalhos sobre a matriz ficcional descrita na Poética de Aristóteles e a sua aplicabilidade à arte audiovisual popular. A sua área de interesse alarga-se ainda à questão da perceção do género literário.

  • Margarida Medeiros

    Margarida Medeiros foi Professora no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora no ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA). Foi autora de vários livros e artigos sobre Fotografia numa perspectiva cultural e filosófica. Alguns dos títulos da sua autoria são Fotografia e Narcisismo: O Auto-retrato Contemporâneo (Assírio & Alvim, 2000), Fotografia e Verdade: Uma História de Fantasmas (Documenta, 2010), e Animismo e outros ensaios (Documenta, 2023). Em 2016 organizou o livro Fotogramas: Ensaios sobre Fotografia (Documenta), que reúne ensaios sobre fotografia de diversos autores portugueses.

    Foi crítica de Fotografia no Jornal Público entre 1990 e 2012.

    Em 2019 lançou, com colegas e alunos, o Festival Inter-universitário de Cinema e Conhecimento, CINENOVA, dedicado à criação audiovisual em contexto académico.

    Leccionou nas áreas de Cultura Visual, Fotografia e Cinema.

  • Pedro Sepúlveda

    Pedro Sepúlveda é Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Portugueses, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), da mesma instituição. O seu trabalho centra-se na modernidade literária e filosófica, com foco na obra pessoana. Publicou o ensaio Os Livros de Fernando Pessoa (Ática, 2013) e o estudo antológico O Planeamento Editorial de Fernando Pessoa (com Jorge Uribe, INCM, 2016). Editou os ensaios de crítica pessoana de Eduardo Lourenço, Pessoa Revisitado, Crítica Pessoana I (1949-1982) e O Lugar do Anjo, Crítica Pessoana II (1983-2017), no âmbito das suas Obras Completas publicadas pela Fundação Calouste Gulbenkian. Coordena o projecto Estranhar Pessoa e a Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações (pessoadigital.pt).