GHOST projecto GHOST projecto

Seminário: Fantasmas e Delírios — Cinema e Artes Visuais

Nos passados dias 2 e 3, o GHOST foi à Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde decorreu o seminário FANTASMAS E DELÍRIOS.

A equipa do GHOST agradece a toda a equipa da Escola das Artes, e sobretudo aos professores Daniel Ribas e Nuno Crespo, pela co-organização desta actividade.

Fica aqui uma reportagem fotográfica.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Seminário: Fantasmas e Delírios — Cinema e Artes Visuais

O GHOST junta-se ao CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, na organização do seminário “Fantasmas e Delírios — Cinema e Artes Visuais”, que terá lugar na Escola das Artes, no Porto, nos dias 2 e 3 de Maio de 2024.

O seminário proporcionará uma discussão em torno das diversas formas nas quais noções como espectro, sombra, invisível, irreal, matéria ou memória são exploradas no âmbito do cinema e das artes visuais. A reflexão será norteada pela ideia de que o fantasma pode ser entendido, por um lado, como uma figura visual ou um tema, e, por outro lado, enquanto um conceito com uma forte dimensão simbólica ou metafórica.

A jornada de estudos conta com a participação especial dos artistas Bette Gordon e Sandro Aguilar, e será complementada por duas actividades culturais: a inauguração da exposição de Letícia Ramos, precedida de uma performance, e uma sessão de cinema no Passos Manuel em que se exibirá Mariphasa (2017), de Sandro Aguilar, com a presença do actor e fotógrafo António Júlio Duarte.


Programa

Fantasmas e Delírios

Seminário Espectralidade: Cinema e Artes Visuais
2-3 de maio, 2024
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa

2 de maio
17h00-18h30 · EA -117
Artist Talk · Sandro Aguilar

19h00 · AIP
Performance · Letícia Ramos

20h00 · Sala de Exposições
Inauguração de “Campo Magnético”, de Letícia Ramos
(seguido de jantar volante)
 

3 de maio
11h00-13h00 · AIP
Painel #1
Joana Melo · Aristotle and horror film
José Bértolo · Self, Life, Death: On sentimental photography
Clara Rowland · Ghostly recognitions: Lubitsch’s plagiarists
Daniel Ribas · Stayin' Alive: Ghosts and Melodrama in Christian Petzold

14:30-15h45 · AIP
Artist Talk · Letícia Ramos
About Magnetic Fields

16h00-18h00 · AIP
Painel #2
Maria Coutinho · The films of Hollis Frampton
Bárbara Bergamaschi · Haunted Home Movies - Hidden Phantoms in Found Footage Films
Carlos Natálio · Modes of spectrality in Lois Patiño’s work

18h15-19h30 · AIP
Artist Talk · Bette Gordon
New York/New Wave: The Downtown Film and Art Scene in the 1980’s.

21h30 · Cinema Passos Manuel
Mariphasa, de Sandro Aguilar 
Q&A António Júlio Duarte (ator e fotógrafo)

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Sessão de cinema GHOST STORIES (em memória de Margarida Medeiros)

Aqui ficam alguns registos da sessão de cinema que teve lugar esta tarde na Casa do Comum, e que concretizou uma parceria entre o GHOST e a Sociedade Margarida Medeiros.

Intitulada "Ghost Stories", esta sessão consistiu num programa de curtas-metragens concebido por José Bértolo e dedicado à memória de Margarida Medeiros, membro da equipa do projecto GHOST que faleceu em Janeiro passado.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Sessão de cinema GHOST STORIES (em memória de Margarida Medeiros)

GHOST STORIES

(programa de curtas-metragens)

Casa do Comum

7 de Abril de 2024

15:00

Os fantasmas fazem parte da história do cinema desde as suas origens. Por um lado, eles aparecem na tela, frequentemente, como personagens ou figuras. Por outro lado, a própria natureza do cinema é muitas vezes pensada à luz de uma espectralidade que o caracteriza e lhe é inerente. Esta sessão vai propor o visionamento de curtas-metragens que exploram esta dimensão espectral do cinema e o problema da assombração. Veremos histórias de homens que são assombrados por si mesmos, de mulheres que são assombradas pelos seus sonhos, de espaços que são assombrados por memórias. Veremos, também, o cinema a ser assombrado pela sua própria matéria em ruínas. E ao mesmo tempo que estas assombrações acontecerão na tela, nós, espectadores/as, seremos também assombrados/as pelas imagens que vemos e que nos vêem. Porque, afinal, o cinema é o fantasma.

As curtas-metragens desta sessão foram selecionadas por José Bértolo. Esta sessão de cinema da Casa do Comum é oferecida pela Sociedade Margarida Medeiros e pelo projecto GHOST da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA), acontece em memória da Margarida Medeiros e destina-se a todas as pessoas que desejem comparecer e partilhar desta séance.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Ciclo de cinema “Histórias de Fantasmas”, no Cinema Nimas

O projecto GHOST é um projecto de investigação dedicado à presença dos fantasmas - ou seja à interrogação das diferentes formas de espectralidade na Literatura e nas Artes. Com origem no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Nova FCSH, conta na sua equipa com um grupo de professores e investigadores que têm encontrado fantasmas, por caminhos diferentes, nas suas leituras e abordagens de livros, de filmes, da fotografia ou de outros objectos artísticos.

O ciclo “Histórias da Fantasmas” nasce desses encontros e reúne um conjunto de cinco filmes de diferentes momentos e contextos da história do cinema que que têm com o fantasma, ou com a questão espectral, uma relação especial. Os fantasmas que esses filmes convocam - reais ou metafóricos, figuras do tempo, da morte, da vida ou do próprio cinema - serão discutidos, a seguir aos filmes, numa conversa entre um convidado e um investigador da equipa GHOST.

26 Março (19h) — Contos da Lua Vaga, de Kenji Mizoguchi. Conversa com João Pedro Rodrigues e José Bértolo

30 Abril (18h30) — Solaris, de Andrei Tarkovsky. Conversa com Pedro Mexia e Clara Rowland

28 Maio (19h) — Undine, de Christian Petzold. Conversa com Daniel Ribas e Clara Rowland

25 Junho (19h) — O Testamento de Orfeu, de Jean Cocteau. Conversa com Raquel Morais e Amândio Reis

30 Julho (19h) — O Segredo da Câmara Escura, de Kiyoshi Kurosawa. Conversa com Luís Mendonça e Joana Melo

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 5: Um Real Vagamente Figurativo: Fantasmagorias na fotografia e no cinema

Decorreu hoje o 5.º workshop do projecto GHOST. O título “Um Real Vagamente Figurativo” foi extraído de um texto de Margarida Medeiros, membro da equipa do projecto que nos deixou em Janeiro deste ano e que foi homenageada hoje, na abertura do encontro e no remanescente da sessão.

O workshop, dedicado ao modo como diversos cineastas e fotógrafos portugueses e brasileiros convocam noções diversas de espectralidade para as suas práticas, contou com as intervenções de José Bértolo, Isabella Vido, Sandra Camacho, David Ferragut, Bárbara Bergamaschi e Joana Melo.

Abaixo, alguns registos.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 5: Um Real Vagamente Figurativo: Fantasmagorias na fotografia e no cinema

O quinto workshop do projecto GHOST vai ter lugar no próximo dia 15 de Fevereiro (quinta-feira), na sala A304, Torre A, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O workshop intitula-se “Um Real Vagamente Figurativo: Fantasmagorias na fotografia e no cinema” e proporcionará uma discussão em torno da fotografia e do cinema enquanto artes que, ao desafiarem questões plurívocas como verdade, visível, ficção, sonho, entre outros conceitos conexos, se vêem assombradas por uma vasta colecção de fantasmas de diversas formas e origens.

Este encontro contará com as intervenções de Bárbara Bergamaschi, David Ferragut, Isabella Vido, Joana Mello, José Bértolo e Sandra Camacho, discutindo obras dos artistas Ana Vaz, António Macedo, Carla Cabanas, Claudia Andujar, Gabriel Abrantes, Pedro Costa e São Trindade.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 4: Um Pálido Vazio Aerograma — Fantasmas Coloniais Portugueses na Literatura e nas Artes

O quinto workshop do projecto GHOST teve lugar no dia 31 de Janeiro (quarta-feira), no Auditório B2 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O workshop intitulou-se “Um Pálido Vazio Aerograma: Fantasmas coloniais portugueses na literatura e nas artes” e proporcionou uma discussão ampla em torno dos fantasmas do colonialismo português na literatura e nas artes.

Este encontro contou com as intervenções de Ana Paula Tavares, Afonso Dias Ramos, Golgona Anghel, Inês Beleza Barreiros, Joana Matos Frias, Joana Meirim, Joana Pontes e Paulo Faria.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 4: Um Pálido Vazio Aerograma — Fantasmas Coloniais Portugueses na Literatura e nas Artes

O quinto workshop do projecto GHOST vai ter lugar no próximo dia 31 de Janeiro (quarta-feira), no Auditório B2 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O workshop intitula-se “Um Pálido Vazio Aerograma: Fantasmas coloniais portugueses na literatura e nas artes” e proporcionará uma discussão em torno dos fantasmas do colonialismo português na literatura e nas artes.

Este encontro contará com as intervenções de Ana Paula Tavares, Afonso Dias Ramos, Golgona Anghel, Inês Beleza Barreiros, Joana Matos Frias, Joana Meirim, Joana Pontes e Paulo Faria.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Conferência — O Imaginário Japonês de Wenceslau de Moraes

Por ocasião dos 100 anos da publicação de Ó-Yoné e Ko-Haru (1923), celebrou-se o imaginário japonês de Wenceslau de Moraes (1854-1929) através de uma iniciativa conjunta entre o Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH) e a Fundação Oriente/Museu do Oriente.

O colóquio, que teve lugar nos dias 16 e 17 de Novembro, acolheu abordagens disciplinares várias – da literatura ao cinema, da edição à tradução – que permitiram revisitar a obra de Moraes e actualizar os estudos em torno do seu imaginário japonês.

A conferência terminou no dia 18, na Cinemateca Portuguesa, com a exibição de A Ilha de Moraes, documentário que Paulo Rocha realizou em 1983, refazendo o percurso de Wenceslau de Moraes entre Lisboa, Macau, Kobe e Tokushima. A sessão teve a apresentação do membro do projecto GHOST José Bértolo.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 3: La Spectralité dans la littérature et les arts au Portugal et au Brésil : Espaces spectraux

O terceiro workshop do projecto GHOST teve lugar na Salle des Actes da Sorbonne Université, nos passados 6 e 7 de Novembro. O encontro concretizou uma colaboração com a equipa do CRIMIC : Centre de recherches interdisciplinaires sur les mondes ibériques contemporain da Sorbonne.

Aqui se deixam alguns registos dos trabalhos.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Conferência — O Imaginário Japonês de Wenceslau de Moraes

Por ocasião dos 100 anos da publicação de Ó-Yoné e Ko-Haru (1923), celebra-se o imaginário japonês de Wenceslau de Moraes (1854-1929) através de uma iniciativa conjunta entre o Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH) e a Fundação Oriente/Museu do Oriente.

O presente colóquio acolhe abordagens disciplinares várias – da literatura ao cinema, da edição à tradução – que permitam revisitar a obra de Moraes e actualizar os estudos em torno do seu imaginário japonês. 

O projecto GHOST associou-se a esta iniciativa, uma vez que Wenceslau de Moraes é um dos autores da literatura portuguesa mais explicitamente associados ao domínio da espectralidade. As suas páginas mais fantasmagóricas encontram-se em O Bon-Odori de Tokushima e Ó-Yoné e Ko-Haru.


PROGRAMA

16 Novembro

10.00 | Sessão de abertura | Direcção da Fundação Oriente; Comissão organizadora

10.30 | Painel 1. Deambulações nipónicas | Moderação: Amândio Reis

Em Tokushima, com Wenceslau de Moraes e Paulo Rocha | José Bértolo (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição)

O exílio como centelha de criação: flâneries nipónicas de Wenceslau de Moraes | Plínio Ribeiro (Investigador Independente)

11.50 | Painel 2. Imagens e impressões | Moderação: Marta Pacheco Pinto

Apontamentos para o estudo da imagética em Wenceslau de Moraes e seu contributo para a construção de um imaginário português sobre o Japão | Tereza Sena (Universidade Politécnica de Macau)

O impressionista Moraes | Eduardo Kol de Carvalho (Sociedade de Geografia de Lisboa)

13.10 | Almoço

14.30 | Painel 3. Relance da obra | Moderação: Ariadne Nunes

A China e Macau em Wenceslau de Moraes | Duarte D. Braga (Centro de Estudos Comparatistas)

De um Relance da Alma do Japão a um testamento sem pátria ou: da Nipofilia ao Budismo a partir do conceito de Impersonalidade | Rui Lopo (Instituto de Filosofia)

Notícias do Japão e do Além: Wenceslau de Moraes e Ó-Yoné e Ko-Haru | Amândio Reis (Centro de Estudos Comparatistas)

17.00 | Sadō - Cerimónia do chá & conversa guiada sobre Tokushima* | Demonstração por Marta Mundo**

17 Novembro

11.00 | Mesa-redonda Traduzir e editar Wenceslau de Moraes  | Moderação: Ariadne Nunes & Marta Pacheco Pinto

Com Andrea Ragusa (Università di Parma), Axel Gasquet (Université Clermont Auvergne – CNRS), Paula Mendes (Imprensa Nacional), Maria João Belchior (Livros de Bordo)

13.15 | Almoço

15.00 | Painel 4. Revisitações e visões criativas | Moderação: José Bértolo

A posteridade literária de Wenceslau de Moraes: revisitações criativas | Catarina Nunes de Almeida (Centro de Estudos Comparatistas)

Extremo-Oriente e “Extrema-Europa” – Visões do papel da mulher no Japão e em Portugal | Olivia Holloway (U.S. Military Academy)

16.30 | Sessão de encerramento | Ana Paula Laborinho (Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI/Centro de Estudos Comparatistas)

18.00 | Visita à exposição Japão: Festas e Rituais

18 Novembro, na Cinemateca Portuguesa 

19.30 | Projecção de A Ilha de Moraes, de Paulo Rocha | Apresentação de José Bértolo

[Bilhetes para a sessão de cinema a adquirir no próprio dia na bilheteira da Cinemateca]

————

* Sadō - Cerimónia do chá & conversa guiada sobre Tokushima | Com Marta Mundo** 

«o chá [...] é coisa santa [...]» escreveu Wenceslau de Moraes.

Ao sabor de chás verdes japoneses destaca-se Tokushima, a cidade em que o escritor português viveu durante os seus últimos anos. Segundo o olho ocidental de Wenceslau de Moraes sobre a desconhecida, curiosa e exótica cultura japonesa fala-se de tradições e costumes japoneses, do então e do agora, 100 anos depois. De acordo com o culto do chá, numa cerimónia segue-se o ritmo das estações, e celebra-se assim o outono degustando novo chá (shincha) e doces de ambas culturas, japonesa e portuguesa.

**Marta Mundo tem aprendido sobre cultura tradicional japonesa ao longo dos últimos anos no Japão onde ensinou línguas e muito viajou. Em Hiroshima iniciou a prática de sado “cerimónia do chá”, mais tarde continuou a aprender as vertentes práticas, estéticas e filosóficas ligadas ao zen com um sensei de Urasenke em Shiga. Depois mudou-se para Tóquio para aprofundar os estudos de sado e wagashi. Marta caminhou Shikoku Henro 88, uma vez como bolseira da Fundação Oriente, e já perdeu a conta de quantas vezes esteve na ilha de Shikoku. Explorar, fazer yoga, hitchhiking, picnics e andar de bicicleta são as coisas que mais liberdade lhe traz. É autora de “Um Ano de Japão" e "Shikoku, Ilha Sagrada de Contros e Encontros". martamundo.carrd.co

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 3: La Spectralité dans la littérature et les arts au Portugal et au Brésil : Espaces spectraux

6 e 7 de Novembro de 2023

Salle des Actes | Sorbonne Université

54, rue Saint-Jacques | 75005 Paris

 

O encontro realizar-se-á em colaboração com a equipa do CRIMIC : Centre de recherches interdisciplinaires sur les mondes ibériques contemporain da Sorbonne Université.

 

No âmbito da problemática da espectralidade, o colóquio tratará, em particular, a questão dos espaços espectrais. Trata-se de equacionar a espacialidade em correlação com o fantasma. Pensamos nos espaços interiores como arquétipo da casa assombrada: a mansões familiares, edifícios abandonados ou não-lugares. Interessar-nos-emos igualmente pelos espaços exteriores como os de Fordlândia, a cidade operária da empresa fundada por Henry Ford na floresta amazónica em 1928, em Fordlândia Malaise, de Susana Sousa Dias, ou ainda as cartografias fantasmagóricas de cidades como Lisboa ou São Luís do Maranhão. O encontro dará lugar à discussão de casos portugueses e brasileiros ligados à literatura, ao cinema e à fotografia. Alguns dos autores e artistas convocados serão António Júlio Duarte, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, João Moreira Salles, Machado de Assis, Mário Bandeira, Paulo Rocha, Pedro Costa.

O programa pode ser consultado aqui.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 2: Fantasmi della scrittura

O segundo workshop do projecto GHOST concretizou uma parceria com o Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica da Universidade de Pisa, e teve lugar nos dias 14 e 15 de Setembro, na Aula Magna do Palazzo Matteucci.

O workshop intitulou-se “Fantasmi della scrittura — Spettralità nelle letterature e nelle arti” e proporcionou uma discussão  em torno da espectralidade da literatura e da escrita, com um foco particular nos casos português e brasileiro.

O encontro contou com as intervenções dos convidados Andrea Bianchini, Annick Emdin, Marco Petrelli, Valeria Tocco e Vincenzo Arsilo. Da equipa do projecto, estiverem presentes Amândio Reis, Clara Rowland, Joana Mello, José Bértolo e Pedro Sepúlveda.

Os trabalhos foram transmitidos online.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 2: Fantasmi della scrittura — Spettralità nelle letterature e nelle arti

O segundo workshop do projecto GHOST concretiza uma parceria com o Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica da Universidade de Pisa, e vai ter lugar nos próximos dias 14 e 15 de Setembro, na Aula Magna do Palazzo Matteucci. O workshop intitula-se “Fantasmi della scrittura — Spettralità nelle letterature e nelle arti” e visa proporcionar uma discussão em torno da espectralidade da literatura e da escrita, com um foco particular nos casos português e brasileiro.

Esta actividade contará com as intervenções dos convidados Andrea Bianchini, Annick Emdin, Marco Petrelli, Valeria Toco e Vincenzo Arsilo. Da equipa do projecto, estarão presentes Amândio Reis, Clara Rowland, Joana Mello, José Bértolo e Pedro Sepúlveda.

É possível assistir aos trabalhos remotamente, através da seguinte ligação online (Plataforma Teams): https://tinyurl.com/espectralidades.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Exposição de Joana Paiva Nunes - Caixa Assombrada

A exposição Caixa Assombrada, de Joana Paiva Nunes, membro da equipa do projecto GHOST, vai estar patente na Fábrica Features, em Lisboa, entre 14 de Junho e 6 de Julho.

A inauguração terá lugar no dia 15 de Junho pelas 18h.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Instagram - Projecto GHOST

O GHOST já tem uma página no Instagram, na qual partilhará imagens relacionadas com as espectralidades: pinturas, fotografias, capas de livros, fotogramas de filmes, ilustrações, entre outras.

Visite aqui.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop I: Haunted Media

O primeiro workshop do projecto GHOST decorreu na passada sexta-feira, dia 5 de Maio, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Subordinado ao tema "Haunted Media", o encontro proporcionou uma discussão alargada, entre membros da equipa, convidados externos e a audiência, sobre as diversas configurações que a questão espectral assume, e pode assumir, no campo do pensamento sobre as ontologias das diversas artes visuais e performativas.

A manhã começou com a intervenção do convidado Eyal Peretz, que nos falou do fora de campo em cinema e da relação de assombração que estabelece com a imagem. Seguidamente, Francisco Frazão e José Maria Vieira Mendes conversaram sobre os fantasmas do teatro, atentando sobretudo naquilo que o teatro não mostra e que permanece como segredo.

A tarde foi composta de duas mesas. Na primeira, David Ferragut partiu de um excerto de Lúa vermella, de Luis Patiño, para reflectir sobre os fantasmas que assombram tanto o filme de Patiño quanto o cinema contemporâneo. Joana Mello debruçou-se sobre a influência, entendida como assombração, do film noir clássico em algumas séries da pintora Adriana Molder. Clara Rowland centrou-se nos motivos da repetição e da circularidade no cinema de Max Ophüls, destacando o modo como estes põem em evidência movimentos de aparição e desaparição.

A última mesa do dia teve como núcleo comum o Japão. Luís Mendonça discutiu o trabalho do fotógrafo Takuma Nakahira, considerando sobretudo a deambulação do artista pelo espaço enquanto fonte de assombração da cidade. José Bértolo ofereceu-nos uma reflexão sobre amor e morte, imagem e experiência, num percurso entre Plínio o Velho, François Truffaut e Nobuyoshi Araki. Por fim, Beatriz Dantas rastreou a rica iconografia fantasmagórica presente nas gravuras japonesas da fase tardia do período Edo, atentando em questões técnicas, estéticas e históricas.

Read More
GHOST projecto GHOST projecto

Workshop 1: Haunted Media

O primeiro workshop do projecto GHOST vai ter lugar no próximo dia 5 de Maio (sexta-feira), na sala C110 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O workshop intitula-se “Haunted Media” e visa proporcionar uma discussão ampla em torno da espectralidade das várias artes e dos diversos meios de representação.

Esta actividade contará com as intervenções de Beatriz Dantas, Clara Rowland, David Ferragut, Eyal Peretz, Francisco Frazão, Joana Mello, José Bértolo, José Maria Vieira Mendes e Luís Mendonça.

Os trabalhos decorrerão em inglês.

Read More