Publicações de membros da equipa

 

BAPTISTA, Abel Barros, Clara ROWLAND e Pedro Meira MONTEIRO (org.). 2020. Esse Aires. Rio de Janeiro: e-galáxia.

BAPTISTA, Abel Barros. 1998. Autobibliografias: Solicitação do Livro na Ficção de Machado de Assis. Lisboa: Relógio d’Água. Lisboa: Relógio d’Água.

BÉRTOLO, José. 2022. “Alone in the marriage portrait: Pedro Costa’s Vitalina Varela”, Forma de Vida: Revista do Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa, n.º 23. Lisboa: FLUL.

BÉRTOLO, José. 2022. “Love is Stronger than Death: João Pedro Rodrigues’s Two Drifters and the Ghost(s) of Manoel de Oliveira”, in Filipa Rosário e José Duarte (eds.), The Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata. Edinburgh: Edinburgh University Press.

BÉRTOLO, José. 2021. “Um Cinema da Mente: A Dança dos Paroxismos e a Primeira Vanguarda Francesa”, aniki, V. 8, N.º 1, pp. 4-26.

BÉRTOLO, José. 2021. “As mulheres e os fantasmas de Peter Handke, Christian Petzold e Pedro Costa”, Cadernos do Rivoli, n.º 7. Porto: Teatro Municipal do Porto, pp. 154-162.

BÉRTOLO, José. 2020. Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues. Lisboa: Documenta.

BÉRTOLO, José. 2020. “The Invisible Woman: Rebecca, after an Audiovisual Essay by R.V. Lisboa”, Journal of Science and Technology of the Arts, Issue 5, pp. 138-142.

BÉRTOLO, José & Margarida MEDEIROS. 2020. Dossier “Os fantasmas da fotografia e do cinema / Photography, cinema, and the ghostly” na Revista de Comunicação e Linguagens / Journal of Communication and Languages, No. 53. 15-22.

BÉRTOLO, José & Margarida MEDEIROS. 2020. “Os fantasmas da fotografia e do cinema: Uma breve introdução / Photography, Cinema, and the Ghostly: A Short Introduction”, Revista de Comunicação e Linguagens / Journal of Communication and Languages, No. 53. 7-14 / 15-22.

BÉRTOLO, José.  2019. Sobreimpressões: Leituras de Filmes. Lisboa: Documenta.

BÉRTOLO, José.  2019. “Falar na língua dos mortos: Wenceslau de Moraes e Paulo Rocha”, in Fernando Guerreiro e José Bértolo (eds.), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura. V.N. Famalicão: Húmus, pp. 77-93.

BÉRTOLO José & Fernando GUERREIRO (eds.). 2019. Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura. V.N. Famalicão: Húmus.

BÉRTOLO, José.  2017. “Conjuring the Dead in Henry James’s The Altar of the Dead and François Truffaut’s La chambre verte”, in Donata Meneghelli e Massimo Fusillo (eds.), A Story Is Always Born Twice: Issues on Adaptation. Lentini: Duetredue Edizioni, pp. 15-28.

BÉRTOLO, José. 2016. “A vida das imagens: The Fall of the House of Usher, segundo Jean Epstein”, Organon, V. 31, N.º 61: Literatura e outras linguagens, pp. 117-132.

MEDEIROS, Margarida. 2023. Animismo e outros Ensaios sobre Fotografia e Cinema. Lisboa: Documenta.

MEDEIROS, Margarida. 2018. “L’image qu’on épie: pour une psychanalyse de la stéréoscopie”, in Miguel Almiron, Esther Jacopin et Giusy Pisano (dir.), Stéréoscopie et illusion. Archéologie et pratiques contemporaines : photographie, cinéma, arts numériques. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 91-102.

MEDEIROS, Margarida. 2015. “Facts and Photographs: Visualizing the Invisible with Spirit and Thought Photography”, Communication +1, Vol. 4, Issue 1 (Occult Communications: On Instrumentation, Esotericism and Epistemology), 1-21.

MEDEIROS, Margarida. 2010. Fotografia e Verdade: Uma História de Fantasmas. Lisboa: Assírio & Alvim. 

MELO, Maria Joana. 2021. “The Heroic Temper in Hamlet and Taxi Driver”, Literatura i Kultura Popularna 26, 263-273

MELO, Maria Joana. 2015. “O Alogon de Aristóteles e o drama de Billy Wider”, Metakinema, 17 October

MELO, Maria Joana. 2013. “Um Trágico Final Feliz”, Matlit Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura Vol. 1, N.º 2, 107-124

REIS, Amândio. 2022. Short Stories, Knowledge and the Supernatural: Machado de Assis, Henry James and Guy de Maupassant. London & New York: Palgrave Macmillan.

REIS, Amândio. 2022. “Pessoa and Personification: The Early Stories in English”. Pessoa Plural—A Journal of Fernando Pessoa Studies N.º 22 (Brown University).

REIS, Amândio. 2021. “Quando Nós, os Mortos, Despertarmos: Ana Teresa Pereira, Intermediação e o Fantasma do Narrador”, in Elisabete Marques & Fernando Velasco (org.), Um Dia Destes Tenho um Dia Inteiro para Morrer: A Finitude nas Artes. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 129-150.

REIS, Amândio. 2021. “A fada dos olhos grandes: Proporção Inversa nos ‘Fragmentos’ de Almada Negreiros”. Microtextualidades — Revista internacional de microrrelato y minificción, vol. 1, n.º 9 (U. San Pablo CEU).

REIS, Amândio. 2018. “Collecting Henry James: From Ghost Stories to Ghost Texts”, Journal of the Short Story in English. Rennes: U. Angers / Presses Universitaires de Rennes, 57-75.

ROWLAND, Clara. 2021. “O outro cão — notas sobre substituições em «O crime do professor de matemática»”, HispanismeS nº 15, Sandra Assunção, Ilana Heineberg et Michel Riaudel (coords.).

ROWLAND, Clara. 2022. “Onde os sinos: fantasmagorias acústicas em Drummond e Bandeira”, Santa Barbara Portuguese Studies, Vol. 10.

ROWLAND, Clara. 2021. “A morte dos nomes”, Revista Colóquio/Letras, n.º 206, January, 37-49.

ROWLAND, Clara. 2017. “Fantasmas da escrita: Amor de perdição e o cinema epistolar de Manoel de Oliveira”, Journal of Lusophone Studies, Vol. 2, No. 1, 92-111.

ROWLAND, Clara. 2011. A Forma do Meio. Livro e Narração na Obra de João Guimarães Rosa. São Paulo/Campinas: Edusp/Unicamp.

SEPÚLVEDA, Pedro. 2020. “Fragments of the Future: Pessoa’s Orpheu and the Athenaeum. Portuguese Literary and Cultural Studies”, No. 33. 225-246.

SEPÚLVEDA, Pedro. 2013. Os Livros de Fernando Pessoa. Lisboa: Ática.